quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O jejum


''Designaram-lhes anciãos em cada igreja, e tendo orado com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor em quem creram.'' (Atos 14:23)


Muitas pensam que o jejum não passa de simplesmente não comer durante um tempo.

Será que você não é uma delas?
O jejum é uma abstinência total ou parcial de alimentos, e objetiva afligir o corpo físico, para que o corpo espiritual possa ser fortalecido.O que não quer dizer que  precisamos castigar, e descuidar do corpo físico, ate porque ele é templo do Espirito de Deus. O jejum é para que  corpo espiritual fique desprendido, e consequentemente, tenhamos uma ligação mais intima com Deus, que é Espirito.
Existem dois tipos de jejum: o jejum parcial e o total.O jejum parcial é aquele em que se satisfaz a carne o minimo possível, por exemplo, quando abrimos um jejum em que todos alimentos são descartados exceto a água.Já o jejum total é aquele em que tudo o que satisfaz o corpo físico é descartado.
Durante o jejum devemos estar em espirito de oração e humilhação diante do Pai. A pessoa não deve se  distrair com absolutamente nada, porque o seu jejum passa a ser uma pratica invalida diante do Altíssimo. O inicio do jejum deve ser feito 3 horas apos a ultima refeição.
A observância do jejum deve ser feita nas situações abaixo:
  • Em calamidades publicas: ''Choraram e lamentaram e jejuaram ate a noite, por Saul e por Jônatas, seu filho, pelo povo do SENHOR e pela casa de Israel, porque caíram a fio da espada.'' (2 Samuel 1.12)
  • Em aflições da Igreja: ''E eles disseram-Lhe: Os discípulos de João jejuam com frequência e fazem oração...'' (Lucas 5.33)
  • Em aflições alheias: ''Mas eu, quando eles adoeceram, vesti-me de pano de saco ; afligi com jejum minha alma, repetia em meu peito minha oração.'' (Salmos 35.13)
  • Em aflições pessoais: ''Então, Davi rogou a Deus pelo menino; e jejuou Davi...'' (2 Samuel 12:16)
  • Em aproximação de perigos: ''Vai e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, noite e dia; eu também com minhas donzelas jejuarei igualmente, e , então  iriei ao encontro do rei, ainda que na seja conforme a lei: e se perecer, pereci.'' (Ester 4.16)
  • Em ordenação de ministros de Deus: ''Então, tendo jejuado e orado, impuseram as maos sobre eles e os despediram.'' (Atos 13.3)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário